DESIGN MODULAR POR MONAYNA

Na década de 80, o conceito de "fast fashion" foi apresentado para o mundo e seu objetivo inicialmente era democratizar o acesso de pessoas comuns a moda por preços baixos. Hoje no entanto, o desperdício de recursos causado pelo desenvolvimento e curto ciclo de vida das peças se mostrou insustentável.
Uma das respostas do mercado para otimizar a sobrevida das roupas é o Design Modular. Ele faz com que as roupas não sejam mais consideradas um produto completo, mas um todo composto por vários módulos distintos, que quando conectados possam interagir entre si, permitindo um intercâmbio de peças ou sua substituição. O conceito de modularidade na moda pode desempenhar um papel muito importante no ciclo de vida de um produto, em termos de facilidade de atualização e manutenção, maior eficiência na reutilização e reciclagem, além de facilidade de reparo e descarte.


Segundo Fletcher (2015) , o foco do design de roupas modulares vai além do produto ao influenciar os hábitos de consumo, bem como tendências e características que nos ajudam a lidar com a complexidade dos problemas da sustentabilidade. “As roupas modulares possibilitam a participação lúdica e criativa do usuário e, por se adaptarem a necessidades e preferências pessoais, podem trazer uma sensação duradoura de satisfação”

Para um design modular eficaz, é fundamental entender a complexidade não apenas da modelagem e das formas, como também os mecanismos utilizados para encaixe dos módulos e seu potencial impacto no desempenho econômico, ambiental e social.


Neste mercado de execução "fast fashion" - onde se consome uma grande variedade de produtos por pouco tempo-, a ideia de design modular pode ajudar a desenvolver a prática do consumo consciente, multiplicando as possibilidades estéticas e funcionais, assim criando um vínculo entre o consumidor que influenciará na otimização da vida útil da peça.

#PraTodosVerem obra do artista alemão  Franz Erhard Walther na Bienal de Veneza (2017). “Objetos, para usar. Instrumentos para procesos", com partes de peças de roupas e elementos coloridos dispostos na parede.


Sobre a autora: 
Monayna é uma empreendedora de moda sustentável, estilista criativa, educadora e designer founder da @noismaiseu para acessórios handmade no corpo e casa.

Redes sociais: @monayna

Considerações por: Blog Guilherme Dias
Não se esqueçam que quando falamos sobre o design modular é também aplicável ao mundo da decoração e arquitetura. Visão modular se trata de um parâmetro visual aplicado à um estilo de vida onde apuramos o corpo geométrico e artístico através do cotidiano, explorando o infinito criativo.


Blog Guilherme Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário