ARTE EM CASA: COM GUERNICA EM 360°

Uma das maiores noites obras do Cubismo, cunho artísticos dos retratos modernistas do século XX ganhou uma experiência em realidade virtual disponível no YouTube onde você pode clicar aqui para conferir e viver essa experiência. Mas antes, confira na íntegra a obra:



Voltamos no tempo em 1937 onde a Guerra Civil Espanhola estava acontecendo após um tratado do fürer nazista, Hitler que acordou com a Itália em fazer testes de bombas para a Segunda Guerra em Guernica. 
A obscura crueldade do monstro alemão que em 4 dias de testes dizimou parte da população em Guernica sendo mães, crianças, famílias, animais em todos os tipos de escombros que você não é capaz de imaginar. Totalizando 1.645 vítimas.



Tamanha dor e angústia fizeram Pablo Picasso pegar os pincéis e descrever este manifesto político através da pintura que inclusive corria grandes riscos de ser censurada.
Cada figura representada no quadro é um reflexo deste trecho abaixo:


Analisando a obra fica claro a referência historiográfica feita ao quadro "O 3 de Maio" de Goya em feito 1808 com o homem levantando das mãos. 
Trata-se de outro cunho ditador quando as tropas de Napoleão fuzilaram homens na Espanha na data.



Assista: A Segunda Guerra Mundial em Cores (Netflix) e documentários sobre: A Guerra Civil Espanhola e o Ataque à Guernica (YouTube) para o alcance de alguns sentimentos expressos na obra de Guernica.

Blog Guilherme Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário