O ALGODÃO

Aproximadamente 98,35 milhões de fardos de algodão são produzidos todo ano mundialmente e neste processo as etapas são basicamente estas: 1) O algodoeiro murcham suas flores que caiem e deixam cápsulas ; 2) As cápsulas eclodem, amadurecem e se rompem abrindo os algodão fofinhos ; 3) O algodão é colhido e descaroçado ; 4) Separação da fibra e a semente ; 5) As fibras são limpas e passam pelo processo de cardagem.


O que determina o valor e qualidade deste algodão processado no mercado é seu comprimento, sua resistência, a delicadeza, maturidade e a cor da fibra.

Existem apenas DOIS tipos de algodão, sendo eles: Orgânico e Sustentável. Em suas diferenças básicas, o orgânico causa um impacto ambiental muito maior, com maior ultilização de água e hectares de terra. Então queridos ativistas, prefira não usar o termo algodão ecológico e sim algodão sustentável pois mesmo com as práticas conscientes ao plantio, isto não torna a fibra ecológica, ele apenas é cultivado em um SISTEMA agroecológico.



92% do plantio de algodão depende totalmente de chuvas, sendo que 32% do algodão presente no mundo inteiro é brasileiro, não só isso, somos o quarto maior produtor de algodão e o primeiro e maior fornecedor de algodão sustentável no mundo. 


Além disso o Brasil é segundo maior exportador de algodão do mundo estando atrás apenas dos EUA.



Blog Guilherme Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário