HISTÓRIA DA MODA

Quem lhe contou que o ativismo na moda por uma cadeia justa e consciente é modinha do séc XXI ?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aprende porque no ano de 1900 com a consolidação de Nova York como o centro da moda nos EUA, enormes fluxos de imigrantes enalteciam cada vez mais o desenvolvimento destes departamentos suburbanos. O resultado de tudo isso foi uma indústria da moda abarrotada de funcionários numa mesma sala com uma baixíssima remuneração (mão de obra escrava). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Daí surgem organizações como Internacional Ladies' Garment Workers' Union que foi uma organização de mulheres que tentavam a todo custo proteger seus membros contra empregadores injustos & o sindicato dos trabalhadores do vestuário masculino que se torna em 1914 o Amalgamated Clothing Workers of America. Ambas as organizações guerrilhavam contra Hart, Schaffner & Marx, uma marca de alfaiataria masculina que faturava mais de US$200 milhões anuais.

Toda essa greve ajudou que se diminuíssem 54 horas de trabalhos semanais, o ganho de salário mínimo, férias remuneradas, auxílio doença e melhores condições de trabalhos.
Moda é sobre pessoas e tais cadeias escravocratas existem até hoje afetando milhões de famílias, mulheres e crianças em todo o mundo. CHEGA !

Blog Guilherme Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário