GUIA PARA SER MAIS CONSCIENTE COM SANDREANE

Por: Sandreane
Cada vez mais vemos a necessidade de mudar nossos hábitos em prol do planeta.
Estamos vivendo uma grande revolução e despertar de consciência para sermos mais sustentáveis.
Então já que entendemos a importância de incluir práticas sustentáveis no nosso dia a dia, vamos
as dicas de como incluir esses hábitos na nossa rotina de forma simples, prática e sem pressão.


1- Atenção as compras!

Já ouvimos falar das famosas ecobags, da importância de evitar as sacolas plásticas e tudo mais,
mas o mais importante é estar atento ao consumo consciente e as escolhas na hora de fazer supermercado.
Dê preferência por comprar em feiras e a granel, leve seus potinhos assim já compra tudo e coloca neles; bolsas e sacolas retornáveis são bem vindas.

Lembre-se, na hora de pegar frutas e legumes, eles não precisam estar em sacolas para serem pesados e muito menos pra ir pra sua casa,
então coloca tudo no carrinho sem sacolas separadas.
No supermercado, dê preferência à embalagens que possam ir pra reciclagem, evite embalagens de alumínio revestido por plástico e isopor.


2- Na rua:

Aquilo que vemos direto, EVITE DESCARTÁVEIS, é real. Se voce come muito fora ou no seu cotidiano acaba usando muitos descartáveis. É legal ter um copo
reutilizável e talheres dentro da bolsa.

Muitas pessoas tem uma rotina corrida e estão acostumadas com as facilidades que o plástico
(que aqui é o nosso vilão, mas não o unico) proporciona. Então as vezes temos que pensar fora da caixinha mesmo.


Se forem pedir delivery, faça uma lista dos restaurantes que
voce gosta que entregam com menos embalagens e ou se preocupam com a causa. Diminuir o consumo de carne também é um bom ponto. Já vimos como a indústria da carne está
desmatando e sabemos que mais que evitar lixo, ser sustentável também é olhar pro que consumimos, ingerimos e compramos!

3- Em casa:

A idéia de ter uma composteira pra quem nunca pensou em ao menos separar o lixo de casa é muito complexa, então começar aos poucos é melhor.
Inicialmente o ideal é ter no minimo dois lixinhos na cozinha, um pra orgânicos (resto de comida e cascas, cabelo...) e outro pra recicláveis.

No lixo de recicláveis, lembre sempre de jogar as embalagens com o minimo de resto de comida possível e sempre secas, assim facilita a coleta e reciclagem destas.
No banheiro mantenha o lixo só com papel higiênico, evite jogar outros tipos de material, esse lixo vai pro aterro e nao pode ser reciclado, esse é o rejeito.


Se o seu prédio ou bairro tem coleta seletiva é otimo, caso não, ainda assim deixe o lixo separado pra ajudar. E se quiser ser mais eficiente, doe o lixo orgânico
pra algum amigo que faça compostagem, chame um catador até sua residência ou fale com algum que sempre esta pelo seu bairro.
Além de saber que os resíduos estão indo
pro lugar certo de quebra ajudamos um trabalhador informal. Alguns aplicativos pra ajudar são o cataki, descartaê, ecoponto e rota da reciclagem.

Vamos juntos mudar nossos hábitos e ser mais sustentaveis, cada um fazendo sua parte e pensando no coletivo, o planeta agradece!


Sandreane é digital influencer, ao qual alcança milhares de pessoas nas redes com conteúdos essenciais sobre sustentabilidade em estilo, lifestyle, produtos de beleza e em geral. Trazendo soluções criativas aos seus seguimores.

@peitoseplantas

@blogguilhermedias

Blog Guilherme Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário